domingo, 24 de março de 2013

Organizações Contemporâneas (Síntese)

Verifica-se a abordagem de uma realidade da época atual, onde as organizações estão inseridas. Esta realidade é composta por cenários de incertezas, de mudanças, ambientes complexos, competição global e revolução da tecnologia da informação e comunicação. Com base nisto são apresentadas características que estas organizações devem possuir para enfrentarem esta realidade.
Estas características são:
Flexibilidade: gestão flexível para adaptação da organização as necessidades dos clientes, funções flexíveis que permitem formação de equipes multidisciplinares que podem desenvolver estratégias para adaptação.
Descentralização e autonomia: a evolução do pensamento sobre liderança influencia na descentralização. Na gestão contemporânea há participação de todos no processo decisório. Com a delegação do poder decisório o atendimento ao cliente é melhor, mais rapidez nas respostas. Por outro lado observa-se um risco ao comportamento dos indivíduos, com a autonomia são necessários novos meios de motivação. Também é preciso mais cooperação, integração, sutileza e mecanismos informais de coordenação.
Comunicação: a comunicação deve fluir entre as equipes, pois há muitas decisões descentralizadas e tecnologia e qualidade total não é mais privilégio de grandes empresas.
Outra característica é a aplicação do conhecimento: as pessoas aprendem continuamente para ter condições de se auto-gerenciarem. O talento e a experiência são importantes para a performance da organização.

Síntese do trabalho "Safári virtual" retirado de vários Sites
Boa noite,

Um comentário: