sábado, 30 de março de 2013


COMPREENDENDO AS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS - Evolução da Administração

Ao longo do tempo em que a Administração se profissionalizou (séc. XIX, XX) as organizações foram observadas como estruturas piramidais rígidas, onde os ambientes interno e o externo são vistos como sistemas distintos e independentes, não relacionados. No atual momento da Administração mundial, esse conceito não é mais válido, pois ante as mudanças oriundas do processo da globalização e internacionalização da gestão, as empresas precisam responder efetivamente (com eficácia e eficiência) com a rapidez que essa nova dinâmica mercadológica lhes impõe.
A tendência, e ambição, das organizações é criar uma estrutura organizacional que seja capaz de “aprender” constantemente, por isso os modelos de gestão empresarial elaborados hoje em dia, que dão especial atenção a gestão do conhecimento, ao desenvolvimento real de talentos, ao intra-empreendorismo e a qualidade de vida, são bem aceitos, pois o maior desafio da administração atual está em inter-relacionar o capital físico e o capital intelectual, às necessidades operacionais das empresas, necessidades e desejos dos clientes e necessidades “morais” e de subsistência dos seus colaboradores internos.

Assim sendo, a nova forma de administrar está sendo afetada de várias maneiras que podem ser descritas pelas perguntas a seguir: Como encorajar, desvendar e usar a diversidade humana nas organizações? Como desenvolver um programa de aprendizagem sistemática que responda às complexas, e extremamente mutáveis, necessidades de seu macro e microambiente organizacional? Como redimensionar as fronteiras da organização, haja vista, que elas estão se tornando cada vez mais “virtuais” e suas operações mais terceirizadas? Como acompanhar as mudanças de mercado, fazendo com que a organização se beneficie com elas? Como lidar com as tecnologias e gestão das informações mercadológicas? Como posicionar a organização ante aos clientes e a comunidade em geral? Como alcançar o equilíbrio na gestão organizacional, ou seja, equilibrar eficácia (os resultados, do ponto de vista do cliente) e a eficiência (a excelência operacional, do ponto de vista dos colaboradores internos)? Como readaptar o papel do gestor, como agente de mudança e de excelência na organização? Como redimensionar o papel da Liderança e do Processo de Poder e Influência? Como encontrar e desenvolver o Diferencial Competitivo da organização? Como posicionar a empresa do ponto de vista “socialmente responsável” - dentro do contexto do desenvolvimento econômico regional - (não confundir com a responsabilidade social)? ... e que ferramentas de controle gerencial (sistema de informação gerencial) deve-se usar?
Resumo: Ao longo do tempo foi-se verificando a mudança nas organizações, foi-se mudando conceitos, percebe-se então que as organizações precisam responder com rapidez e eficiência a essa nova dinâmica mercadológica.


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