sábado, 30 de março de 2013


Liderança nas Organizações Contemporâneas – O Papel do Líder do Futuro nas Corporações


Atualmente os líderes devem atuar como cada vez mais como agentes de intercâmbio entre a empresa e seus liderados, fornecendo a direção a ser seguida pela equipe, feedback sobre a atuação e sobre os resultados da equipe, e o que a empresa espera de seus colaboradores para que possa atingir seus objetivos, sendo esta a razão maior da existência da organização.
Portanto, a boa comunicação, o relacionamento interpessoal, a empatia, o poder de persuasão, a imparcialidade e o feedback tornam-se características importantes para que o líder exerça seu papel e vença os desafios que são propostos para a função.
Através destas características, o líder consegue obter melhores resultados da sua equipe, pois desce do pedestal no qual naturalmente é colocado pelos membros da equipe e se colocar no meio de todos, falando a mesma língua.
A administração de conflitos e de interesses é um dos grandes desafios do líder, pois, pode atrapalhar o desenvolvimento e o trabalho em equipe. Para vencer esse desafio, o líder deve ter sensibilidade para lidar com pessoas e fazer a abordagem pessoal da forma menos traumática para o liderado, sem perder a confiança ou desmotivar o colaborador.
Outro desafio que o líder enfrenta é a tomada de decisão. O líder deve ter discernimento entre o que é realmente importante e o que é supérfluo dentro do trabalho da sua equipe e para o futuro da organização.
Para tomar as decisões corretas o líder deve saber ouvir as considerações de seus liderados, promovendo reuniões de debates nas quais os liderados sintam-se participadores das decisões. De acordo com Ronald Heifetz, o líder deve ser capaz de criar zonas de desconforto produtivas, para que seus liderados sintam confiança em colaborar com idéias e sugestões, sempre priorizando a importância do assunto, e não atraindo atenção para si mesmo.
O líder deve ter em mente a liderança, e não o gerenciamento ou a chefia. A principal diferença entre esses papéis está na forma da abordagem de assuntos delicados e da utilização da persuasão. Os chefes tendem a persuadir e a desafiar as pessoas a mudar suas prioridades e valores, para atingir o objetivo a qualquer custo. Já os líderes utilizam-se da empatia e da atenção despertada em seus liderados para atingir os seus objetivos.
Os líderes e as organizações devem sempre se atentar para o fato de que estão lidando com pessoas, que são as grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização e, se nos atentarmos para as características do líder veremos que todas dizem respeito ao relacionamento e ao trato com as pessoas. Por isso, as organizações devem entender claramente o que é liderança, e alinhar a hierarquia com a sua estrutura organizacional.

Resumo: A atuação do líder define muito o resultado de uma equipe, o líder deve administrar  a organização, as pessoas e principalmente os conflitos de interesse. O líder deve ter características como empatia, poder de persuasão e boa comunicação.  É de grande importância alinha a hierarquia com a estrutura organizacional, pois as organizações devem entender claramente o que é liderança.

Fonte: http://revistapanorama360.wordpress.com




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