Liderança nas Organizações Contemporâneas – O Papel do Líder do
Futuro nas Corporações
Atualmente os líderes devem atuar como
cada vez mais como agentes de intercâmbio entre a empresa e seus liderados,
fornecendo a direção a ser seguida pela equipe, feedback sobre a atuação e sobre os resultados da
equipe, e o que a empresa espera de seus colaboradores para que possa atingir
seus objetivos, sendo esta a razão maior da existência da organização.
Portanto, a boa comunicação, o
relacionamento interpessoal, a empatia, o poder de persuasão, a imparcialidade
e o feedback tornam-se características importantes
para que o líder exerça seu papel e vença os desafios que são propostos para a
função.
Através destas características, o líder
consegue obter melhores resultados da sua equipe, pois desce do pedestal no
qual naturalmente é colocado pelos membros da equipe e se colocar no meio de
todos, falando a mesma língua.
A administração de conflitos e de
interesses é um dos grandes desafios do líder, pois, pode atrapalhar o
desenvolvimento e o trabalho em equipe. Para vencer esse desafio, o líder deve
ter sensibilidade para lidar com pessoas e fazer a abordagem pessoal da forma
menos traumática para o liderado, sem perder a confiança ou desmotivar o
colaborador.
Outro desafio que o líder enfrenta é a
tomada de decisão. O líder deve ter discernimento entre o que é realmente
importante e o que é supérfluo dentro do trabalho da sua equipe e para o futuro
da organização.
Para tomar as decisões corretas o líder
deve saber ouvir as considerações de seus liderados, promovendo reuniões de
debates nas quais os liderados sintam-se participadores das decisões. De acordo
com Ronald Heifetz, o líder deve ser capaz de criar zonas de desconforto
produtivas, para que seus liderados sintam confiança em colaborar com idéias e
sugestões, sempre priorizando a importância do assunto, e não atraindo atenção
para si mesmo.
O líder deve ter em mente a liderança, e
não o gerenciamento ou a chefia. A principal diferença entre esses papéis está
na forma da abordagem de assuntos delicados e da utilização da persuasão. Os
chefes tendem a persuadir e a desafiar as pessoas a mudar suas prioridades e
valores, para atingir o objetivo a qualquer custo. Já os líderes utilizam-se da
empatia e da atenção despertada em seus liderados para atingir os seus
objetivos.
Os líderes e as organizações devem
sempre se atentar para o fato de que estão lidando com pessoas, que são as
grandes responsáveis pelo sucesso ou fracasso da organização e, se nos
atentarmos para as características do líder veremos que todas dizem respeito ao
relacionamento e ao trato com as pessoas. Por isso, as organizações devem
entender claramente o que é liderança, e alinhar a hierarquia com a sua
estrutura organizacional.
Resumo: A atuação do
líder define muito o resultado de uma equipe, o líder deve administrar a organização, as pessoas e principalmente os
conflitos de interesse. O líder deve
ter características como empatia, poder de persuasão e boa comunicação. É de grande importância alinha a hierarquia
com a estrutura organizacional, pois as organizações devem entender claramente
o que é liderança.
Fonte:
http://revistapanorama360.wordpress.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário