sábado, 30 de março de 2013

Inovação e as Organizações Contemporâneas


Inovação e as Organizações Contemporâneas

Dentre as ideias, no mundo atual, que marcam o posicionamento estratégico, a estrutura do negócio, a sobrevivência e as condições que mantém uma organização com capacidade competitiva no mercado, podemos conferir à inovação um destaque especial, pois vem sendo adotada, com certeza, de forma significativa, fundamental e decisiva.
A inovação é, de fato, a palavra de ordem para todas as organizações que têm como estratégia competir, no mercado atual, com competitividade. Como não podia deixar de existir, essas organizações vão ter que enfrentar obstáculos naturais para implantar uma cultura de inovação no seu ambiente. Os principais desafios estão ligados com a autonomia do trabalhador, o aprendizado e a associação da empresa com a inovação e, óbvio, com o custo de maturação dos projetos que envolvem as pesquisas a ela relacionadas.
O primeiro obstáculo são as condições do próprio “trabalhador do conhecimento”. Normalmente, esses trabalhadores, que produzem conhecimento, vão exigir um ambiente que promova autonomia, domínio e propósito (pesquisa do Federal Reserve, Cambridge e MIT). Sem esse tipo de cultura não há estímulos para que se tenha produtividade em trabalhos orientados para a criatividade, e daí, para a inovação.
O segundo obstáculo diz respeito ao aprendizado do trabalhador, em geral, com a cultura de inovação associada. A organização deverá preencher os requisitos para gerir um ambiente que promova educação e aprendizado contínuo sobre os produtos e o seu mercado de atuação, as novas tecnologias e os novos negócios. Só assim terá condições de gerar, sistematicamente, as inovações.
O obstáculo mais simples (em termos de pessoal) e, também, o mais complexo (em termos organizacionais) é o custo da inovação. Será necessário o envolvimento da alta administração para que se disponha de tempo e numerário para projetar, desenvolver, testar e implantar o resultado da pesquisa que gerou a inovação. Quando as duas condições anteriores estão satisfeitas, geralmente, o investimento na inovação é tratado de forma muito favorável para os colaboradores e para a empresa.

Resumo: A inovação é a melhor estratégia para a competitividade. Há alguns obstáculos, mas sem isso não há estímulos para o trabalho da inovação.







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