Inovação
e as Organizações Contemporâneas
Dentre as ideias, no mundo atual, que
marcam o posicionamento estratégico, a estrutura do negócio, a sobrevivência e
as condições que mantém uma organização com capacidade competitiva no mercado,
podemos conferir à inovação um destaque especial, pois vem sendo adotada, com
certeza, de forma significativa, fundamental e decisiva.
A inovação é, de fato, a palavra de
ordem para todas as organizações que têm como estratégia competir, no mercado
atual, com competitividade. Como não podia deixar de existir, essas
organizações vão ter que enfrentar obstáculos naturais para implantar uma
cultura de inovação no seu ambiente. Os principais desafios estão ligados com a
autonomia do trabalhador, o aprendizado e a associação da empresa com a
inovação e, óbvio, com o custo de maturação dos projetos que envolvem as
pesquisas a ela relacionadas.
O primeiro obstáculo são as condições do
próprio “trabalhador do conhecimento”. Normalmente, esses trabalhadores, que
produzem conhecimento, vão exigir um ambiente que promova autonomia, domínio e
propósito (pesquisa do Federal Reserve, Cambridge e MIT). Sem esse tipo de
cultura não há estímulos para que se tenha produtividade em trabalhos
orientados para a criatividade, e daí, para a inovação.
O segundo obstáculo diz respeito ao
aprendizado do trabalhador, em geral, com a cultura de inovação associada. A
organização deverá preencher os requisitos para gerir um ambiente que promova
educação e aprendizado contínuo sobre os produtos e o seu mercado de atuação,
as novas tecnologias e os novos negócios. Só assim terá condições de gerar,
sistematicamente, as inovações.
O obstáculo mais simples (em termos de
pessoal) e, também, o mais complexo (em termos organizacionais) é o custo da
inovação. Será necessário o envolvimento da alta administração para que se
disponha de tempo e numerário para projetar, desenvolver, testar e implantar o
resultado da pesquisa que gerou a inovação. Quando as duas condições anteriores
estão satisfeitas, geralmente, o investimento na inovação é tratado de forma
muito favorável para os colaboradores e para a empresa.
Resumo: A inovação é a
melhor estratégia para a competitividade. Há alguns obstáculos, mas sem isso
não há estímulos para o trabalho da inovação.
Fonte: http://cra-rj.org.br
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