Gestão
e ação gerencial nas organizações contemporâneas: para além do “folclore” e o
“fato”.
O artigo nos mostra a importância da gestão e
da ação gerencial, apresentando uma reflexão crítica a respeito das proposições
da Gestão da Excelência nas organizações contemporâneas, definindo o papel e a
importância do Gerente, do planejamento estratégico, da tomada de decisão, das
informações, entre outros. Fala do modelo de Excelência, do trabalho em equipe,
do líder, do comportamento gerencial, desmistificando o folclore dos líderes “super
heróis” organizacionais, mas sim das ações gerenciais que acompanhem as mudanças
pelo qual passam as organizações contemporâneas, tendo a Gestão da Excelência como
modelo.
A
evolução da administração no ambiente da globalização.
O artigo nos diz que a globalização
compreende um processo de integração mundial que se baseia na liberalização
econômica. Que a velocidade da
mudança e os desafios do mundo globalizado demonstram uma necessidade de
considerar circunstâncias.
Que a eficácia
organizacional não pode seguir um único e exclusivo modelo organizacional, pois
não existiria uma forma única e mais indicada para administrar metas variadas
das organizações dentro de um ambiente variado. Atualmente as modificações são aceleradas,
o crescimento das organizações, a concorrência travada por estas organizações,
o desenvolvimento tecnológico, os fenômenos econômicos da inflação e a
internacionalização das atividades, exigem novas formas e modelos de
organização, que segundo o artigo, devem buscar uma mentalidade compatível com
os novos desafios do mercado atual.
COMPREENDENDO
AS ORGANIZAÇÕES CONTEMPORÂNEAS - Evolução da Administração
O artigo nos fala do desafio das organizações
atuais, que é fazer com que as empresas tenham capacidade de se organizarem e
se adaptarem às rápidas mudanças de um mercado cada vez mais complexa, dinâmico
e turbulento, onde os gestores, contudo, tenha que saber da importância do seu
papel como agente de mudanças, ele tem que saber como o movimento do mercado
afeta a comunidade, a empresa e os concorrentes, e consequentemente o seu
trabalho. Fala da formação das organizações, das tendências de uma organização
contemporânea, onde deve-se compreender a relação Colaborador x Empresa,
Empresa x Empresa e Empresa x Sociedade, com o cuidado das consequências das
decisões gerenciais.
Tendências na Gestão de Pessoas: uma visão
estratégica.
Os profissionais
de Recursos Humanos enquanto participantes competentes e estratégicos, seja
investindo em desenvolvimento da liderança, mudança cultural e organizacional,
comunicação interna e recrutamento, enfim atuando em Recursos Humanos respondem
às empresas que os confiam as responsabilidades com sintonia com a sua intenção
estratégica, com enfoque no essencial, abertura para contribuições, manutenção
do entusiasmo, adaptabilidade operacional e coerência de atuação, conseguindo o
sucesso desta organização, para tal a motivação do grupo e a valorização dos
colaboradores é o que resultará em benefícios, além de conquistar e transformar
os clientes cada vez mais fiéis e satisfeitos com a produtividade dos serviços
e a prestatividade dos colaboradores. Reconhecer o trabalho dos colaboradores é
indiscutível para o futuro do empreendimento, onde a sociedade atual vem
passando por inúmeras transformações que afetam as pessoas e as organizações, a
mudança tende a ser cada vez mais constante, exigindo uma grande e incessante
flexibilidade de adaptação, e para cada vez mais o colaborador se sentir e
realmente ser valorizado dentro de uma organização, aspectos primordiais devem
ser estimulados como as atividades de relacionamento com os empregados, criando
um clima de confiança, respeito e cooperação, que incluam a comunicação transparente,
com canais abertos e decisão participativa.
Marketing de relacionamento junto a consumidores
finais: um estudo exploratório com grandes empresas brasileiras.
O artigo analisa o Marketing de
relacionamento e suas relações com as organizações contemporâneas. Onde o
marketing de relacionamento é visto como algo mais amplo, como uma forma de
atuação que ampliou-se pela simples compreensão de como as relações se
estabelecem na sociedade, e, portanto, no mercado. Na negociação, os clientes
que estão cada vez mais exigentes, e com a globalização do mercado, as organizações
têm que ter atenção redobrada, pois, a cada dia aparecem novas tecnologias e
novos tipos de produtos e serviços. Em função disso, conhecer estratégias que
garantem a manutenção e a lealdade dos clientes se faz cada vez mais
necessária. Assim o marketing de relacionamentos, necessariamente mencionam-se
os clientes, imprescindíveis neste contexto, pois, de modo geral cliente é
aquele que compra os produtos das empresas, sendo ele a base de qualquer
negócio, é a razão deste trabalho, onde o marketing de relacionamento trabalha
bastante com a área subjetiva da mente do consumidor, lutando para que ele
realmente se torne leal à sua marca.
Os
conflitos nas organizações contemporâneas.
O artigo nos diz que no mundo contemporâneo,
muitas são as variáveis que, se trabalhadas garantem diferenciação à empresa.
Duas delas é a capacidade empresarial de mudanças e a capacidade lógica e racional
de planejamentos estratégicos, onde se inclui atividade, produtos, serviços e
pessoas, evidentemente. A relação empresas e mercado, produção e demanda
qualidade e satisfação, vão se somando à evolução de um quadro complexo de
mutações na sociedade pós-industrial. Consequentemente, a cada momento novos
conflitos internos vão se manifestando, às vezes de forma positiva, outras
vezes negativamente. Mas, em todos os casos, requerem que os conflitos sejam
administrados, para então, serem conhecidas as suas causas, da mesma forma que
os efeitos, que podem servir de reflexões e norteamentos para novos caminhos e
planos.
Planejamento
e gestão estratégica de relações públicas nas organizações contemporâneas.
Percebemos
a importância do planejamento estratégico realizado pelas organizações, como a melhor
fonte e o melhor ponto de partida para um planejamento de relações públicas com
vistas à excelência e à eficácia da comunicação nas organizações. Da
necessidade de se fazer uma análise ambiental externa, setorial ou de tarefa e
interna, chegando-se a um diagnóstico organizacional capaz de indicar as
ameaças e as oportunidades, os pontos fracos e os pontos fortes, ou seja,
traçar um perfil da organização no contexto econômico, político e social. Que
na contemporaneidade as relações públicas devem desenvolver nas organizações sua
função estratégica. O exercício dessa função só é possível por meio do planejamento,
onde o profissional tem que se valer dos ensinamentos das teorias de gerenciamento
ou administração. Assim o papel fundamental do planejamento de relações
públicas é o de exercer um caráter proativo nas ações decorrentes dos
relacionamentos das organizações com seus públicos. Com planejamento é possível
fazer projeções e prognósticos e prever eventuais comportamentos e reações dos
públicos frente a algumas decisões ou atitudes das organizações.
aDRIANA cUSIN
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